segunda-feira, 10 de março de 2014

regras básicas vôleibol

REGRAS DO VOLEIBOL

 1 DIMENSÕES A quadra de jogo é um retângulo medindo 18 metros comprimento x 9 metros de largura, circundada por uma zona livre de, no mínimo, 3 metros de largura em todos os lados. O espaço livre de jogo é o espaço sobre a área de jogo desprovido de qualquer obstáculo. O espaço livre de jogo deve medir, no mínimo, 7 metros a partir da superfície de jogo.

2 LINHAS DE MARCAÇÃO DA QUADRA
 2.1 Todas as linhas possuem a largura de 5 centímetros. Devem possuir cor clara, diferente da cor do piso da quadra e de quaisquer outras linhas.

 2.2 ZONA DE SAQUE A zona de saque é uma área de 9 metros de largura, situada após cada linha de fundo. É limitada lateralmente por duas pequenas linhas, cada uma medindo 15 centímetros, traçadas a 20 centímetros após o termino de cada linha de fundo, no eixo de prolongamento imaginário das linhas laterais. Ambas as linhas estão incluídas na largura da zona de saque.

3 ALTURA DA REDE
3.1 A rede é colocada verticalmente sobre a linha central. Sua parte superior é ajustada a 2,43 metros do solo para os homens e 2,24 metros para as mulheres.

 4 ANTENAS As antenas são varas flexíveis com 1,8 metros de comprimento e 10 milímetros de diâmetro, fabricadas em fibra de vidro ou material similar. Cada antena é amarrada de forma a tangenciar a parte externa de cada faixa lateral. As antenas são colocadas em lados opostos da rede. A parte superior de cada antena estende-se além do bordo superior da rede por 80cm e é marcada com listras de 10cm de largura, em cores contrastantes, com preferência para vermelho e branco. As antenas são consideradas parte integrante da rede e delimitam os limites laterais do espaço de cruzamento.

 5 CARACTERÍSTICAS DA BOLA A bola será esférica, dotada de uma capa flexível de couro ou couro sintético, além de uma câmara interior feita de borracha ou material similar. Sua circunferência será de 65 centímetros a 67 centímetros e seu peso de 260 gramas a 280 gramas.

 6 COMPOSIÇÃO DAS EQUIPES
6.1 Para uma partida, a equipe pode ser composta por até 12 jogadores além de: • Comissão Técnica: um técnico e até dois assistentes técnicos; • Corpo médico: um fisioterapeuta e um médico Somente aqueles relacionados na súmula do jogo podem entrar na área de competição e na área de controle, assim como participar do aquecimento oficial e da partida.

6.2 LOCALIZAÇÃO DA EQUIPE
6.2.1 Os jogadores que não estão atuando permanecerão sentados no banco da equipe ou na área de aquecimento de sua equipe. O técnico e os demais membros sentam-se no banco, mas podem deixá-lo desde que temporariamente. Os bancos das equipes situam-se ao lado da mesa do apontador, fora da zona livre.
 6.2.2 Somente aos membros da equipe registrados na súmula do jogo é permitido sentar-se no banco durante a partida e participar do aquecimento oficial.

7 UNIFORMES E DEMAIS EQUIPAMENTOS O equipamento individual dos jogadores será composto de camiseta, calção, meias (o uniforme) e calçado esportivo.
 7.2 A cor e o design das camisetas, calções e meias devem ser iguais para os jogadores (exceto para o Líbero). Os uniformes devem estar limpos.
7.2.1 O calçado deve ser leve e flexível, com sola de borracha ou composto de borracha, desprovido de salto.
7.2.2 As camisetas dos jogadores serão numeradas de 1 a 20.

 8 OBJETOS PROIBIDOS
8.1 É proibido o uso de objetos que possam causar lesões ou proporcionar qualquer vantagem ao jogador. 8.1.2 Os jogadores podem usar óculos ou lentes de contato por sua conta e risco.

9 MARCANDO UM PONTO
9.1.1 Ponto Uma equipe marca um ponto caso:
 9.1.1.1 obtenha êxito em fazer a bola tocar a quadra adversária;
 9.1.1.2 a equipe adversária cometa uma falta;
 9.1.1.3 a equipe adversária seja penalizada. 10 Rally e Rally COMPLETO Rally é a sequência de ações de jogo ocorridas desde o momento em que o saque é executado pelo jogador sacador até o momento em que a bola é considerada fora de jogo. Rally completo é a sequência de ações de jogo as quais, ao final, resultam em um ponto.
 10.1 Se a equipe sacadora vence o rally, esta marca um ponto e continua a sacar.
 10.1.2 Se a equipe receptora vence o rally, esta marca um ponto e deverá executar o próximo saque.

11 PARA VENCER UM SET Vencerá um set, exceto o 5º set, por seu caráter decisivo, a equipe que primeiro alcançar a marca de 25 pontos, com uma diferença mínima de 2 pontos. Em caso de empate em 24 x 24, o jogo continua até que a diferença de dois pontos seja atingida (26 x 24, 27 x 25;...).

11.1 PARA VENCER A PARTIDA
 11.2 Vencerá a partida a equipe que vencer três sets
 11.3 No caso de um empate em sets por 2x2, o 5º set, de caráter decisivo, será jogado até que uma das equipes alcance a marca de 15 pontos, com uma diferença mínima de 2 pontos.

12 SORTEIO Antes do início da partida, o primeiro árbitro realiza o sorteio para decidir qual equipe executará o primeiro saque, assim como o lado da quadra em que cada uma atuará durante o primeiro set. Caso o 5º set, de caráter decisivo, seja necessário, um novo sorteio será realizado.
12.1 O sorteio será realizado com a presença dos capitães das duas equipes.
 12.2 O vencedor do sorteio escolherá entre:
12.3 O direito de executar ou receber o primeiro saque ou o direito de escolher o lado da quadra que sua equipe iniciará a partida.

13 FORMAÇÕES INICIAIS DAS EQUIPES
 13.1 Cada equipe sempre apresentará seis jogadores em quadra. A formação inicial da equipe indica a ordem de rotação dos jogadores em quadra. Esta ordem será mantida durante todo o set.
13.2 Antes do início de cada set, o técnico deve gravar a formação inicial de sua equipe na papeleta de formação, assiná-la e entregá-la ao segundo árbitro ou ao apontador.

14 POSIÇÕES No momento em que a bola é golpeada pelo sacador, cada jogador, exceto o sacador, deverá estar posicionado dentro de sua quadra, conforme a ordem de rotação.
 14.1 As posições dos jogadores em quadra são numeradas da seguinte forma:
14.1.1 Três jogadores ao longo da extensão da rede formam a linha de frente e ocupam as posições 4 (frente-esquerda), 3 (frente central) e 2 (frente-direita);
 14.1.2 Os três restantes formam a linha de trás, ocupando as posições 5 (traseira esquerda), 6(traseira central) e 1 (traseira direita).

15 BOLA “EM JOGO” A bola se torna “em jogo” a partir do momento em que o sacador golpeia a bola, após a autorização de saque dada pelo 1º árbitro.
 15.1 BOLA “FORA DE JOGO” A bola se torna “fora de jogo” no momento em que há a ocorrência ou cometimento de uma falta e, na ausência desta, ao soar do apito.
1 5.2 BOLA “DENTRO” Considera-se bola “dentro” quando esta toca o solo da quadra de jogo, incluindo as linhas de delimitação da mesma.
15.3 BOLA “FORA” Considera-se a bola “fora” quando:
15.4 A parte da bola que entra em contato com o solo está completamente fora das linhas de delimitação da quadra;
15.5 Toca um objeto localizado fora da quadra de jogo, o teto ou uma pessoa que não esteja em jogo;
15.6 Toca a antena, as cordas de sustentação da rede, os postes ou a parte da rede localizada além das faixas laterais;
15.7 Cruza o plano vertical da rede por fora do espaço de cruzamento, de forma total ou parcial, excetuando-se no caso da regra 10.1.2;
15.8 Cruza, completamente, o espaço inferior abaixo da rede.

 16 TOQUES DA EQUIPE Um toque é qualquer contato com a bola realizado por um jogador em jogo. Uma equipe terá direito a, no máximo, três toques (além do bloqueio) para enviar a bola ao adversário. Se mais de três são utilizados, a equipe comete a falta.
16.1 Contatos consecutivos (Dois toques) Um jogador não poderá tocar as bolas de forma consecutiva. 16.1.2 Contatos simultâneos Dois ou três jogadores poderão tocar a bola simultaneamente. 16.2 CARACTERÍSTICAS DO TOQUE
16.2.1 A bola pode ser tocada com qualquer parte do corpo.
16.2.2 A bola não deve ser retida e/ou lançada. Pode ser rebatida em qualquer direção.
16.2.3 A bola pode tocar várias partes do corpo, contanto que estes contatos ocorram simultaneamente.

17 BOLA TOCANDO A REDE Ao cruzar a rede, a bola poderá tocá-la.
 17.1 BOLA NA REDE 17.1.2 A bola enviada para a rede pode ser recuperada dentro do limite de três toques da equipe.

17.1.2.3 INVASÃO SOBRE A REDE
17.2 Ao bloquear, o bloqueador poderá tocar a bola quando esta ainda está além da rede, desde que não interfira na jogada do adversário antes ou durante o golpe de ataque deste.
17.2.1 Após um golpe de ataque, é permitido ao jogador passar as mãos além da rede, desde que o contato com a bola tenha ocorrido dentro do seu próprio espaço de jogo.

17.2.2 CONTATO COM A REDE
17.2.3 O contato de um jogador com a rede não é falta, a menos que interfira na jogada.
17.2.4 Os jogadores podem tocar o poste, cabo de fixação ou qualquer outro objeto que esteja localizado depois da antena, incluindo a própria rede, desde que isto não interfira na jogada.

18 EXECUÇÃO DO SAQUE
 18.1 A bola deve ser golpeada com uma mão ou qualquer parte do braço depois de ser solta ou lançada pela(s) mão(s).
18.2 Somente um lançamento ou soltura da bola é permitido. Quicá-la ou movê-la entre as mãos é permitido.

19 RESTRIÇÕES AO GOLPE DE ATAQUE
19.1 Os jogadores da linha de frente podem completar um golpe de ataque a qualquer altura, desde que o contato com a bola tenha ocorrido dentro do espaço de jogo da sua equipe.
19.2 Um jogador da linha de trás pode completar um ataque, a qualquer altura, atrás da zona de frente se: 19.3 no seu impulso, o(s) pé(s) do jogador não deve(m) ter tocado nem ultrapassado a linha de ataque; 19.4 após o golpe, o jogador pode cair dentro da zona de frente. 1.4.1
19.5 Um jogador da linha de trás também poderá completar um golpe de ataque na zona de frente se, no momento do contato, parte da bola está abaixo do topo da rede.

20 BLOQUEIO E TOQUES DA EQUIPE
 20.1 Um contato de bloqueio não conta como um toque da equipe. Consequentemente, após o contato do bloqueio, a equipe tem direito a três toques para retornar a bola.
20.2 O primeiro toque após o bloqueio pode ser dado por qualquer jogador, inclusive aquele que tocou a bola no bloqueio.
20.3 BLOQUEIO DO SAQUE É proibido bloquear o saque adversário.

21 NÚMEROS DE INTERRUPÇÕES REGULARES NO JOGO Cada equipe tem direito a, no máximo, dois "tempos" e seis substituições em cada set.

22 INTERVALOS E TROCA DE QUADRA
22.1 INTERVALOS Um intervalo é o tempo entre sets. Todos os intervalos duram três minutos. Durante este tempo, são efetuadas a troca de quadra e o registro da formação inicial das equipes na súmula.

22 TROCA DE QUADRAS
22.1 Após cada set, as equipes trocam de quadra, exceto no set decisivo.
 22.2 No set decisivo, quando a equipe na liderança atinge 8 pontos, as equipes trocam de quadra, sem retardo, mantendo-se as posições em quadra no momento da troca.

23 DESIGNAÇÕES DO LÍBERO
 23.1 Cada equipe tem o direito a designar, dentre os jogadores constantes na súmula, até dois jogadores especialistas em defesa: os Líberos.

24 EQUIPAMENTO Os jogadores Líberos devem usar um uniforme (ou jaleco/colete para o Líbero redesignado) que possua uma cor dominante diferente de qualquer outra cor do uniforme do resto da equipe. O uniforme deve contrastar, claramente, com o resto da equipe.

25 EQUIPES DE ARBITRAGEM E PROCEDIMENTOS
 25.1 COMPOSIÇÃO A equipe de arbitragem para uma partida é composta dos seguintes componentes: • 1º árbitro, • 2º árbitro, • Apontador, • Quatro (dois) juízes de linha

Nenhum comentário:

Postar um comentário